tag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post2436932850902434732..comments2022-07-12T11:43:17.183-03:00Comments on BioPIBID UFSJ: CONHECENDO O GENOMAIgorhttp://www.blogger.com/profile/03735442128228765395noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-23121758864038032052010-05-18T12:04:32.884-03:002010-05-18T12:04:32.884-03:00Oi, Maísa. Eu acho que, neste modelo, o trabalho d...Oi, Maísa. Eu acho que, neste modelo, o trabalho do professor não aumenta tanto quanto pode parecer, quantitativamente. Ele não precisa chegar a ser íntimo dos alunos, seu domínio do conteúdo não precisa ir às profundezas das últimas edições das revistas especializadas e nem é necessário que ele fique antenado 24 horas por dia quanto às novidades políticas, econômicas e culturais.<br /><br />Ele precisa conhecer apenas o suficiente de cada aluno para poder motivá-lo a querer buscar o conhecimento que lhe aumentará as chances de ser feliz dentro do contexto da nossa sociedade. Precisa conhecer o conteúdo conceitual o bastante para que a busca por um aprofundamento, quando necessário, seja possível. E ele precisa conhecer bem as ferramentas disponíveis para construção de conhecimento, como esta aqui.<br /><br />Isso não anula, no entanto, a precariedade das condições (várias), às quais você se refere. Mas acho que cada problema deve ser tratado isoladamente. Se, por exemplo, a falta de boa remuneração acaba fazendo com que tenhamos pouco tempo para nos dedicar à profissão, isso não é desculpa para que, neste pouco tempo, a desempenhemos de uma forma que leve a resultados tão ridículos quanto aos que as metodologias tradicionais têm levado.<br /><br />Temos que aproveitar as potencialidades do novo paradigma a nosso favor, mesmo em condições ruins. Se o momento escolar é curto para o trabalho (quase exclusivo, no modelo tradicional) com o conteúdo conceitual, então talvez fosse melhor usar este tempo para se trabalhar conteúdos procedimentais e atitudinais de forma a tentar fazer com que os alunos transformem outros momentos seus, particulares, em momentos "escolares", ganhando-se, assim, o tempo que falta.<br /><br />Este é um exemplo. Acho que um raciocínio similar pode ser usado para outros problemas, como a falta de motivação dos alunos, de infraestrutura na escola, etc.Érico M. Polohttps://www.blogger.com/profile/13652046647822946661noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-28200034747972165252010-05-18T11:30:08.234-03:002010-05-18T11:30:08.234-03:00Putz! Os professores tem coisa pra caramba pra faz...Putz! Os professores tem coisa pra caramba pra fazer. Saber do contúdo, dos alunos e do mundo! Como fazer isso com todas as demandas atuais? Infelizmente, no papel é tudo tão bonito. O difícil é, com todas as condições atuais tentar realizar isso. Será possível?Maísa Santoshttps://www.blogger.com/profile/16070234467701778361noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-68768139219061245042010-05-18T10:56:59.053-03:002010-05-18T10:56:59.053-03:00Acho que um pré-requisito básico para se querer sa...Acho que um pré-requisito básico para se querer saber a respeito de coisas estranhas, invisíveis e, portanto, de utilidade e realidade duvidosas para o leigo, seja saber o papel que elas têm no mundo que ele conhece. Para isso, tem-se que encontrar o lugar na teoria de mundo da pessoa onde essas coisas se encaixam, onde se relacionem bem com outras; ou, então, devem-se desenvolver situações de interação entre a pessoa e as diferentes fontes de informação a fim de se fornecerem dados suficientes para que a própria pessoa possa deduzir isto.<br /><br />O texto diz que a prática pedagógica depende basicamente da função social do ensino (<i>porque</i> ensinar) e da forma com que se aprende (<i>como</i> ensinar). Pode parecer uma viagem minha, mas acho que vivemos uma época em que estes dois fatores começam a se misturar. Os objetivos do ensino básico vêm se voltando para as necessidades subjetivas de cada futuro cidadão, ao passo que os estudiosos do processo ensino-aprendizagem sabem há tempos que ela é mais efetiva quando baseada no universo pré-existente de conhecimentos do aluno.<br /><br />Desta forma, o <i>porquê</i> atual - que julgo ser fornecer ferramentas para que o aluno seja capaz de desenvolver sua própria autonomia - acaba possuindo uma grande interseção com o <i>como</i>, o qual acho que poderia, aliás, ser definido da mesma maneira.Érico M. Polohttps://www.blogger.com/profile/13652046647822946661noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-12485581170759680852010-05-05T00:47:17.493-03:002010-05-05T00:47:17.493-03:00Creio que o aprendizado seja mais interessante qua...Creio que o aprendizado seja mais interessante quando ocorre essa relação com a realidade que cerca o indivíduo. É mais fácil aprender ciências usando os vários estímulos existentes, assim será também mais fácil depois relacionar o conteúdo e solucionar problemas.Abimael Gomeshttps://www.blogger.com/profile/10942908003478768509noreply@blogger.com