tag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post2555241668395568574..comments2022-07-12T11:43:17.183-03:00Comments on BioPIBID UFSJ: A utilização de "webquests" para o ensino de Genética e Biologia MolecularIgorhttp://www.blogger.com/profile/03735442128228765395noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-86694516572096872862010-04-29T18:40:11.865-03:002010-04-29T18:40:11.865-03:00Rafa bem interessante, no entanto, como para todas...Rafa bem interessante, no entanto, como para todas as coisas eu preciso fazer para entender realmente o que aquilo propõe. Entendi sim em partes o que é a proposta, mas nada como tornar isso palpável, infelizmente, não terei tempo para me dedicar a ver e aprender a mexer em um desses websites e deixo aqui a proposta para que alguem que tenha aprendido, vulgo Érico, possa nos apresentar um dia. =PMaísa Santoshttps://www.blogger.com/profile/16070234467701778361noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-14893911749840957432010-04-27T19:50:52.120-03:002010-04-27T19:50:52.120-03:00É Érico, também achei que as webquests fossem mais...É Érico, também achei que as webquests fossem mais interessantes... mas acho q tem um potencial grande de ser legal, depende da idéia e do criador da webquest!Rafaella Sávia Monteirohttps://www.blogger.com/profile/04541007852799018334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-17112155871971042202010-04-25T11:43:55.186-03:002010-04-25T11:43:55.186-03:00Inicialmente, seja muito bem-vindo ao Blog, Waldir...Inicialmente, seja muito bem-vindo ao Blog, Waldir! :D<br /><br />Oi, Rafa! Obrigado pelos esclarecimentos e pelo link. Não se preocupe, você foi bem clara no texto, sim! Só que não dá pra prever o que os loucos que estão lendo vão querer saber, e pra isso mesmo (também) servem os comentários.<br /><br />Eu acessei o link que você mandou, e tenho algumas observações. Não visitei todas as webquests (me concentrei nas de Biologia para o Ensino Médio), mas fiquei um pouco desapontado com o que achei lá. Não sei das potencialidades todas do software, mas as webquests prontas que vi me lembraram muito aquela estória de se substituir o quadro negro pelo datashow mas a aula continuar sendo igual. O que está lá poderia ter muito bem sido feito em sala de aula - a única vantagem (se é que é vantagem mesmo) é que o aluno tem que entrar na internet para ter acesso à proposta de trabalho. Houve uma única webquest dentre as que vi na qual havia sugestões de links. Eu esperava mais. O que você achou? Alguém mais acessou? O que acharam?Érico M. Polohttps://www.blogger.com/profile/13652046647822946661noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-91647557027865933222010-04-24T15:55:08.765-03:002010-04-24T15:55:08.765-03:00Gente, obrigada pelos comentários que geraram cert...Gente, obrigada pelos comentários que geraram certa polêmica. Desculpem, quis ser sucinta, acabei não sendo tão clara. <br /><br />As duas turmas do trabalho eram compostas por 33 alunos, sendo que 12 alunos de cada turma participaram das atividades... Discutem por que foram mais meninas que quiseram participar (mulheres são mais motivadas e curiosas, rs)além de serem maioria na turma.<br /><br />Vitor, eles defenderam a participação voluntária que foi útil para "não interferir no cronograma e no planejamento da escola e detectar o nível de curiosidade das turmas em relação ao trabalho proposto". Mas realmente o que vc sugeriu é importante!<br /><br /><br />Érico, o site http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/ foi citado como uma "versão" do site do professor Temprano que criou esse programa... talvez seja mais fácil de mexer!<br /><br />Waldir, obrigada pela sua participação. Os autores sugeriram também comparar o desempenho desses alunos com o dos que não participaram, mas esses ainda iriam ter aulas dessa matéria de forma tradicional. É só aplicar o mesmo questionário aos alunos que não participaram da webquest.Rafaella Sávia Monteirohttps://www.blogger.com/profile/04541007852799018334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-88382719678334762102010-04-23T15:10:12.243-03:002010-04-23T15:10:12.243-03:00Muito bacana a idéia dos webquests, turma, e parab...Muito bacana a idéia dos webquests, turma, e parabéns pelo novo visual do blog que ao meu ver está ficando cada vez mais interessante e útil. <br />Me baseando no comentário do Vítor, acho que o interessante em envolver todos os alunos na utilização de uma atividade como webquest, seria o desenvolvimento de uma metodologia que mensurasse o quanto essa ferramenta pode melhorar o desempenho dos alunos. Talvez a comparação entre nota de dois grupos de alunos que fizessem a mesma avaliação, sendo que um grupo teria participado da atividade web quest e o outro não. O quanto a atividade extra-classe seria útil na melhoria do desempenho e interesse dos alunos?<br /><br />Abraços, WaldirAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-64424923612749441542010-04-22T13:22:48.470-03:002010-04-22T13:22:48.470-03:00Aprecio trabalhos que nos dão mais subsídios para ...Aprecio trabalhos que nos dão mais subsídios para propor formas lúdica de transmitir e construir conhecimento.Abimael Gomeshttps://www.blogger.com/profile/10942908003478768509noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-85907631799047449272010-04-22T08:11:20.544-03:002010-04-22T08:11:20.544-03:00Olá. Rafa, achei muito interessante a idéia. Resol...Olá. Rafa, achei muito interessante a idéia. Resolvi conferir de perto o programa, entrei no site, baixei, mas ainda estou apanhando para fazê-lo rodar sem erros. Um outro incoveniente seria o fato de sua disponibilidade apenas em espanhol ou inglês. No entanto, como ele é feito em PHP + MySQL, o código é aberto e podemos editá-lo para traduzí-lo.<br /><br />Víctor, eu ia fazer exatamente a mesma observação sua. Talvez o artigo original forneça detalhes sobre o método utilizado para a seleção dos "voluntários". Quanto ao tamanho da sua postagem, não sei os outros, mas eu te perdôo, rsrsrs ...Érico M. Polohttps://www.blogger.com/profile/13652046647822946661noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-56479529231162054672010-04-22T02:15:45.404-03:002010-04-22T02:15:45.404-03:00Olá pessoal. Acabo de ler esse texto, muito bem es...Olá pessoal. Acabo de ler esse texto, muito bem escrito e explicado por sinal. Mas eu senti muita vontade de fazer uma observação. Preciso apenas fundamentar minha idéia com a passagem abaixo:<br />"Os alunos participantes tinham entre 16 e 18 anos e foram VOLUNTÁRIOS FORA DO PERÍODO DE AULAS. Percebeu-se a motivação, a colaboração e troca de saberes de alunos entre si e com o professor".<br />Eu tenho a impressão que esse tipo de amostra (alunos voluntários para trabalhos extraclasse) tende a obter o tipo de resultado observado pelos autores. Acredito muito que por traz do aluno que é voluntário (para trabalhos extra classe ainda) já exista a pré-disposição para interagir com a proposta de trabalho e o interesse em fazê-la da melhor forma possível. O que eu to querendo explicar é que eu gostaria muito de ver um trabalho semelhante onde todos os alunos fossem questionados se gostariam ou NÃO de trabalhar com a proposta e fosse medido também o nível de interesse que a idéia desperta dentre eles e o porque desse interesse. Simplesmente porque eu acredito muito que, assim como nosso blog, uma webquest seria ainda mais interessante acessada fora das aulas por iniciativa do aluno e não por alguma obrigação.<br />Desculpem o tamanho da postagem. <br />abraçosVíctor Cupertinohttps://www.blogger.com/profile/07491576662958807672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1947208855687183394.post-64938473124124328892010-04-22T02:11:19.244-03:002010-04-22T02:11:19.244-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Víctor Cupertinohttps://www.blogger.com/profile/07491576662958807672noreply@blogger.com