quarta-feira, 16 de setembro de 2009

UFSJ realiza seu III Fórum das Licenciaturas


Nos próximos dias 15, 16 e 17 de setembro, a Universidade Federal de São João del-Rei realiza no Anfiteatro do campus Dom Bosco, seu terceiro Fórum das Licenciaturas. Este é um momento de encontro entre os professores que atuam nas licenciaturas da UFSJ promovendo o debate entre os representantes das licenciaturas e comunidade externa sobre a formação de educadores para a educação básica. O evento possui neste ano o tema Vozes da Educação Básica e tem, na coordenação geral, o professor Paulo Cezar Pinheiro (DCNAT).
O Fórum foi idealizado em 2006 pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, que se voltou para a discussão conjunta das opções e trajetórias construídas pelos sujeitos e grupos responsáveis pelas diferentes licenciaturas da Universidade. No III Fórum, o centro das atenções ficará nos relatos dos professores e gestores sobre suas experiências na Educação Pública.
Já na primeira edição, foi criado o Fórum Permanente, que é constituído por representantes das licenciaturas da UFSJ, nomeados em Portaria, com mandatos de dois anos. Os integrantes têm o objetivo de organizar as novas edições desse evento e representar a instituição em encontros dessa natureza, mantendo um espaço de informações, trocas de experiências, debates e banco de textos na forma de uma página eletrônica.
Segundo o professor Marcelo Pereira de Andrade, presidente do Fórum, “os maiores ganhos do evento são o fortalecimento das licenciaturas na instituição, bem como a possibilidade do debate e da troca de experiências entre todos os envolvidos”. Marcelo completa dizendo que entre as dificuldades de evolução do processo, está a falta de envolvimento de parte dos professores ligados à formação de docentes, dos alunos e da comunidade externa, que por diferentes razões, não participam das discussões.”
Podem participar do Fórum professores e gestores da rede pública de Educação, alunos das licenciaturas e todos aqueles que têm interesses ligados à formação de professores. Não é preciso fazer inscrição e a participação é franca.

Confira a programação completa:
15/09 – Tarde

14h – Abertura: professores Marcelo Pereira de Andrade (presidente do Fórum Permanente das Licenciaturas da UFSJ), Paulo César Pinheiro (coordenador do evento) e Murilo Cruz Leal (pró-reitor de Ensino de Graduação da UFSJ)
14h30 - Abrangência e perfil da Secretaria Municipal de Educação (SME) - pelas professoras Maria do Rosário Resende e Mariluce do Carmo Leão Santos (Representantes da SME/SJDR)
15h30 – Intervalo
15h50 - Escolas públicas municipais: situação atual, principais problemas, perspectivas e interações com a universidade – pelos professores Celso Sérvulo Reis Gomes (diretor da Escola Municipal Pio XII); Marlene de Fátima Silva (diretora da Escola Municipal Celso Raimundo)
17h - Encerramento dos trabalhos da tarde.
15/09 – Noite
19h15 - Ensino e a aprendizagem em sala de aula – proposta de debate - professora Patrícia Teixeira de Almeida
20h30 – Intervalo
20h50 – Relatos da situação do ensino e a aprendizagem nas escolas municipais – pela professora Patrícia Teixeira de Almeida
16/09 – Tarde
14h - Abrangência e perfil da SRE, principais projetos, expectativas em relação às interações com a universidade
15h - Sessão de perguntas e respostas.
15h30 – Intervalo
15h50 - As Escolas Públicas Estaduais, na visão dos diretores – pela professora Débora de Resende Lara (Escola Estadual Governador Milton Campos) e pelo professor Arnaldo Lourenço Jaques (Escola Estadual Doutor Garcia de Lima)
17h - Encerramento dos trabalhos da tarde.
16/09 – Noite
19h15 - A realidade do ensino médio - por professores da rede estadual
20h30 – Intervalo
20h50 - Debate e encerramento dos trabalhos
17/09 – Tarde
14h - O Desenvolvimento do Programa de Bolsas de Incentivo à Docência na UFSJ (PIBID) – pelo professor Marcelo Pereira de Andrade
14h30 – Os Desafios e as perspectivas na formação de professores -pelo professor Murilo Cruz Leal
15h30 – Intervalo
15h50 – Relatos Interativos de Experiências – pelos professores, coordenadores, supervisores e acadêmicos / bolsistas participantes do Fórum
17 h – Encerramento e avaliação do III Fórum das Licenciaturas da UFSJ.

Um comentário: