No início do mês de julho de 2011,
tornou-se publico o edital para a seleção dos alunos que tornar-se-iam
bolsistas do PIBID-BIO. Sob orientação
das professoras Priscila (UFSJ), Nádia (EEIP) e Cássia (EEGMC) reiniciamos as
atividades do LeBio no mês de agosto.
O PIBID é uma ferramenta
para promover transformações no ambiente escolar, e uma das mudanças que se
pretende realizar é no currículo, substituindo a visão fragmentada do mundo por
uma visão mais holística. O subprojeto deste ano é baseado no tema “ Da planta ao medicamento”, tema este, que engloba diversos campos do conhecimento biológico sendo um alicerce forte para
o desenvolvimento das atividades propostas pelo subprojeto da biologia.
Atualmente o ensino de ciências e biologia na escola básica é construído de forma demasiadamente descritiva e fragmentada o que torna o aprendizado descontextualizado. Hoje existe a necessidade de transformar o modo como oensino é feito e buscar a integração do conhecimento no processo de aprendizagem. É um desafio conseguir fazer com que o aluno seja capaz detranspor o conhecimento para além do contexto escolar.
Os vinte bolsistas foram divididos em dois grupos de dez e cada um desses está atuando em uma das escolas (Polivalente no ensino médio ou Iago Pimentel, no ensino fundamental). O grupo do ensino fundamental ainda conta com a particpação de dois bolsistas dos cursos de Química e Física. Nós nos reunimos duas vezes por semana para aprofundamento teórico e planejamento de ações. Estamos no começo da jornada mas já temos muita coisapara pensar e fazer, portanto bom trabalho a todos!
tornou-se publico o edital para a seleção dos alunos que tornar-se-iam
bolsistas do PIBID-BIO. Sob orientação
das professoras Priscila (UFSJ), Nádia (EEIP) e Cássia (EEGMC) reiniciamos as
atividades do LeBio no mês de agosto.
O PIBID é uma ferramenta
para promover transformações no ambiente escolar, e uma das mudanças que se
pretende realizar é no currículo, substituindo a visão fragmentada do mundo por
uma visão mais holística. O subprojeto deste ano é baseado no tema “ Da planta ao medicamento”, tema este, que engloba diversos campos do conhecimento biológico sendo um alicerce forte para
o desenvolvimento das atividades propostas pelo subprojeto da biologia.
Atualmente o ensino de ciências e biologia na escola básica é construído de forma demasiadamente descritiva e fragmentada o que torna o aprendizado descontextualizado. Hoje existe a necessidade de transformar o modo como oensino é feito e buscar a integração do conhecimento no processo de aprendizagem. É um desafio conseguir fazer com que o aluno seja capaz detranspor o conhecimento para além do contexto escolar.
Os vinte bolsistas foram divididos em dois grupos de dez e cada um desses está atuando em uma das escolas (Polivalente no ensino médio ou Iago Pimentel, no ensino fundamental). O grupo do ensino fundamental ainda conta com a particpação de dois bolsistas dos cursos de Química e Física. Nós nos reunimos duas vezes por semana para aprofundamento teórico e planejamento de ações. Estamos no começo da jornada mas já temos muita coisapara pensar e fazer, portanto bom trabalho a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário