terça-feira, 15 de junho de 2010

Aprendizagem virtual e suas potencialidades pedagógicas


A evolução do pensamento em educação vem tornando-se cada vez mais amplo, devido não só ao avanço tecnológico, mas também aos vários estudos na área, os quais têm como objetivo produzir novas metodologias que otimizem o processo de ensino-aprendizagem, tanto na aquisição de conhecimentos quanto na satisfação de trabalho de ambos, educadores e educandos.

Neste artigo produzido por Honório Salmerón, Sonia Rodriguez e Calixto Gutiérrez, eles fazem uma análise da utilização de tecnologias da informação e comunicação e também elementos pedagógicos provenientes de aproximações socioculturais.

A aprendizagem virtual, como as oferecidas pelas plataformas para o aprendizado colaborativo mediado pelo computador favorecem a comunicação, a mediação e a construção compartilhada do conhecimento. O uso destas ferramentas tecnológicas que contenham inovações educativas pode ser de grande relevância tanto na gestão de programas educativos, quanto em processos de educação universitária no desenvolvimento de unidades curriculares, estendendo assim as fronteiras para fora da sala de aula.

Nesta junção de tecnologias de informação e educação, se expande a inclusão de modalidades de ensino-aprendizagem não presenciais e semi-presenciais ou blended learning, as quais usam da internet como tecnologia de distribuição de informação e formação de conhecimento, misturados com métodos de ensino baseados na aprendizagem colaborativa e cooperativa, as quais eles consideram como bastante adequada, pois proporcionam aos alunos um contexto virtual de aprendizado entre iguais com interações educativas de qualidade.

O uso exclusivo desta ferramenta para acumular informação, não é uma ação pedagógica. Somente adquire valor pedagógico quando as interpretamos como artefatos mediadores entre o docente e o aluno ou entre iguais que proporcionam um contexto educativo singular e virtual facilitador de processos interativos de co-construção de conhecimento.

Neste contexto alguns estudiosos construtivistas como Vygosky e Piaget defendem a importância da comunicação na interação para o desenvolvimento cognitivo, ainda que com visões diferentes.

Através de métodos de ensino colaborativos e ou cooperativos pelo computador pretende-se capacitar os alunos para distintas modalidades: presencial, semi-presencial e não presencial. Apesar de ambos os termos, aprendizagem colaborativa e cooperativa, serem semelhantes, cada uma apresenta características próprias:

Colaborativa: menos estruturada; processo não tão claramente definido (os membros do grupo discutem e negociam o processo); e busca-se a interdependência igualitária (os membros do grupo escolhem).

Cooperativa: o processo é geralmente sugerido ou imposto; e a estrutura do grupo é geralmente imposta (o professor decide).

Algumas experiências positivas, estudos, com o uso desta metodologia de aprendizado colaborativo/cooperativo através de ferramentas de aprendizado em rede são apresentados: WebQuest (aprendizado baseado em problemas; Riaño e González, 2008 ), sinergia (área virtual para compartilhar trabalhos, grupos de investigação; Jimenéz, Llitjós e Puigcever, 2007), Aprendizado baseado em projeto, no qual se comparou esta metodologia de ensino ao rendimento acadêmico (Pérez-Poch, 2006); entre outros estudos tratados no artigo.

As conclusões que chegaram revisando estes estudos foram que o uso das plataformas virtuais como otimizadoras da comunicação facilitam a aprendizagem colaborativa-cooperativa independente do nível educacional dos estudantes. Também geram progressos no desenvolvimento acadêmico, social e cognitivo, pois se utilizam das trocas sócio-cognitivas, as quais podem gerar conflitos e assim construir e reconstruir conhecimentos. O aumento de redes e desenvolvimento de ambientes virtuais que propiciem a criação de um espaço contínuo em que professores e alunos se encontram e trabalham com os recursos de aprendizado já é uma realidade e uma possibilidade para melhorar e ampliar as fronteiras do processo de ensino-aprendizagem.

Bibliografia:

Salmerón Honorio; Rodríguez Sonia; Gutiérrez Calixto. Metodologías que optimizan la comunicación en entornos de aprendizaje virtual. Comunicar, n° 34, v. XVII, 2010, páginas 163-171.

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