sábado, 15 de maio de 2010

A INFLUÊNCIA DE GRADIENTES LATITUDINAIS E MIGRAÇÃO NA PREVALÊNCIA DE HEMOPARASITOS EM AVES

A transferência de patógenos como hemoparasitos (parasitos do sangue) em aves é algo que ocorre com certa facilidade, uma vez que a maioria delas têm hábitos gregários, uma condição excelente para a transmissão de vários tipos de parasitos e as subsequentes doenças causadas por eles. Porém, a prevalência de doenças parasitárias em aves ocorre diferentemente ao longo do mundo, uma vez que em cada localidade há a presença, ou ausência, de determinada espécie de hemoparasito. Esta diferença se deve a dois fatores principais: os gradientes latitudinais e a migração das aves.

As variações latitudinais são responsáveis pelas diferenças climáticas que existem em todas as partes do nosso planeta, e com isso, tais variações têm influência direta sobre a prevalência de patógenos e, consequentemente, das doenças causadas por eles em diferentes localidades.

Fig. 1 - Tipos de clima.

Segundo trabalhos de MERINO e colaboradores (2008), foi constatado que os efeitos climáticos sobre o comportamento do inseto vetor e o desenvolvimento do parasita foram responsáveis para a relação entre a latitude e a prevalência do parasita aumentando em direção ao Equador, uma vez que em regiões tropicais o clima é mais propício para uma reprodução mais significativa dos vetores responsáveis por transmitir os hemoparasitos, no caso, entre as aves.

Porém, como já dito anteriormente, a migração das aves também exerce grande efeito sobre a prevalência de patógenos, uma vez que uma ave infectada por determinada doença pode transmitir esta para uma outras aves que vives em um local onde comumente não se encontra a doença, uma vez que para isso basta um simples contato entre elas. Com isto, uma doença que não é comum em determinada localidade entre as aves, pode com o passar do tempo, vir a ser.


Fig. 2 - Aves migrando.

O trabalho de MERINO e colaboradores (2008) com aves de florestas no Chile comprovam que a migração funciona como um fator de "pertubação" das variações latitudinais, pois eles verificaram que duas epécies migratórias de aves não foram encontradas nas regiões onde elas residem, porém foram encontradas em outras regiões e infectadas por hemoparasitos. Desse modo, quando estas espécies voltassem para os locais onde costumam residir, elas também levariam estes patógenos e assim os transmitiriam para grande parte de sua população, que mais tarde também migraria para outros locais, inclusive locais onde estes hemoparasitos não eram presentes, onde os disseminariam juntamente com as doenças causadas por eles.

Dessa forma fica claro e evidente que as variações climáticas, devido as variações latitudinais, são as grandes responsáveis pela prevalência diversificada de patógenos nas diferentes localidades do planeta; mas também fica claro que a migração das aves interfere nesta prevalência determinada pelas condiçòes climáticas, uma vez que as aves podem levar hemoparasitos presentes em determinada região para outra onde eles não são comuns. E assim, para uma menor disseminação destes hemoparasitos e das zoonoses causadas por eles, a melhor alternativa ainda é o combate aos insetos vetores.


Referências Bibliográficas:

- MERINO, S.; MORENO, J.; VÁSQUEZ, R. A.; MARTÍNEZ, J.; SÁNCHEZ-MONSÁLVEZ, I.; ESTADES, C. F.; IPPI, S.; SABAT, P. ROZZI, R.; MCGEHEE, S. Haematozoa in forest birds from southern Chile: Latitudinal gradients in prevalence and parasite lineage richness. Austral Ecology, v. 33, pp. 329-340, 2008.

2 comentários:

  1. De acordo com o trabalho desses cientistas, aves migratórias foram encontradas fora do seu habitat e infectadas por hemoparasitos locais, certo? Aí fiquei com uma dúvida: eles realmente verificaram que os hemoparasitos são transmitidos para outras partes da população depois, em outros lugares, ou apenas supuseram isso? Pergunto porque imagino que, dependendo das formas de transmissão desses parasitos, a própria diferença de clima encontrada num ambiente não natural deste parasito pode evitar que ele consiga trocar de hospedeiro...

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante saber a influência da latitude sobre os parasitas de aves. É, quando o parasita é trasnmitido por um inseto vetor comum em clima tropical, provavelmente não será transmitido em um local de clima muito diferente. A transmissão pode ocorrer durante as paradas que as aves fazem durante a migração.

    ResponderExcluir