terça-feira, 6 de abril de 2010

O PODER DA IMAGEM

Nos últimos anos o desenvolvimento das novas tecnologias de informação tem possibilitado enormes expectativas e possibilidades na educação escolar. As imagens, não mais aparecem como parte do processo criativo e da eficiência das ações didáticas, mas também, e sobretudo tendo em si mesmas uma dimensão pedagógica, uma potência subjetivadora do pensamento. O livro, a pintura, o cinema, a fotografia e a internet são os geradores dessa potencia pedagógica.

Principalmente com a popularização da internet, a partir da década de 90, mudou-se no que diz respeito à circulação do conhecimento e as formas de conhecer. Mais rápido, pratico e eficiente no quesito busca , a internet fornece ao aluno um mundo de imagens e sons que o integra na busca do conhecimento.

Essas alterações refletem-se, portanto, na compreensão de mundo e no modo de representa-lo vindo acompanhada de mudanças culturais, presentes no nosso cotidiano. As imagens são parte cada vez mais intensa da multiplicidade que compõe o espaço de formação do conhecimento atual.

Na construção do saber vai sendo estabelecido uma relação com o objeto e o campo temático das diversas áreas de conhecimento, definindo-se então o ambiente de cada ciência.

Toda essa diversidade busca apontar possíveis derives da potência que a mirada sobre as imagens traz ate ao aluno, atravessando-o com novas possibilidades de criação. Essa é a forte presença de uma educação pelas imagens nos dias atuais.


A IMAGEM E A CIÊNCIA


As imagens são importantes recursos para a comunicação de ideias científicas. Além da indiscutível importância como recurso para visualização, contribuindo para a inteligibilidade de diversos textos científicos, as imagens também desempenham um papel fundamental na constituição das ideias científicas e na sua conceitualização.

Essas questões tem sido objeto de um crescente conjunto de investigações no campo da educação em ciências que tenta compreender as relações entre IMAGENS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ENSINO DE CIÊNCIAS.

Os estudos incluem a ideia de que imagens são mais facilmente lembradas do que suas correspondentes representações verbais. "Quando se trata de recordar, a fotografia fere mais fundo. A memória congela o quadro, sua unidade básica e a imagem isolada. Numa era sobrecarregada de informações, a fotografia oferece um modo rápido de aprender algo e uma forma compacta de memoriza-lo. A foto é como uma citação ou uma máxima ou uma provérbio.” (Susan Sontag)

Sendo a imagem um conjunto de representações simbólicas, ao apresentá-la (figuras , vídeos ou maquetes) conjuntamente ao conteúdo exposto o aluno associa a cada símbolo sua função e finalidade. Este é considerado um processo de construção de sentidos no qual jogam a intencionalidade de autor (professor), a materialidade do texto (material exposto) e a ressignificação do leitor(aluno).


IMAGEM - a mediação


O estudo da linguagem visual segue os preceitos da enunciação, o que eu quero e para quem estou falando (mostrando)? O esquema é bem simples:


A imagem é um objeto cultural que negocia perspectivas (científicas e pedagógicas), este objeto precisa estar dentro da realidade do aluno para que a sua compreensão seja completa; a função da imagem é criar uma ponte entre o que o professor “quer” passar e o que o aluno “pode” aprender.É de muita importância que a mediação escolhida seja compatível ao que o aluno consegue absorver dela de acordo com o desenvolvimento cognitivo do mesmo, e o que ele consegue compreender daquela imagem.O sentido da ponte é de mão dupla , o que o professor ensina e o aluno aprende, ao professor retorna sob a forma das perguntas, boas notas e interesse. Caso a mediação não for bem sucedida a campanha será perdida.

É interessante lembrar que conteúdo aprendido é conteúdo internalizado, e não decorado. A imagem traz ao professor mais uma arma contra a famigerada “decoreba”, se o aluno não entende a matéria ele não conseguirá interpretar a imagem.

Deste modo podemos entender que o visual é parte integrante no processo de ensino aprendizagem, essa potencialidade deve ser explorada ao máximo para que o ensino se torne cada vez mais interessante ao aluno, e gratificante ao professor.



Bibliografia:

*Pró-Posições, Campinas,v.20, n.3 (60), set/dez. 2009
*Aprendendo com as imagens-Educação não-formal/Artigos
*Sociedade e Natureza, Uberlândia, 20 (1):51-66, jun.2008

7 comentários:

  1. Interessante Lívia! Eu achava que as imagens eram 100% efetivas, mas ela precisam de toda uma contextualização para o seu uso poder ser realmente efetiva!
    Muito legal!

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  2. Realmente. Enxergo as imagens como instrumentos com um incrível poder de síntese. Seja para expressar um conjunto de sentimentos, um modelo de alguma paisagem, corpo ou objeto, ou simplesmente esquematizar a racionalização do funcionamento de algum sistema (o mais comum em Biologia), as imagens me parecem algo como uma extensão da minha própria mente, mas apenas desde que eu veja nelas algo que já tenha construído internamente, de alguma forma.

    Uma imagem da qual eu não reconheço os elementos, isoladamente, nem a lógica que os une naquele espaço limitado, não faz o menor sentido.

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  3. Com certeza Érico, e essa não identificaçao da imagem é muito recorrente em Biologia. Temos que aprender a ter um cuidado com isso e dar maior atenção.

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  4. Em primeiro lugar parabéns!
    As imagens são mesmo excelentes ferramentas para o processo de aprendizagem, e também podem funcionar como uma conexão para o mundo real, como imagens de alguns vírus ou bactérias.

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  5. Lívia, parabéns pelo seu texto! Gostei muito do enfoque dado por você na importância efetiva que as imagens possuem para uma melhor transmissão do conhecimento científico.

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  6. Show de texto!
    Mas como já mencionado pela galera tem que haver uma significação prévia da imagens. Imagens valem mais por mil palavras, mas nem sempre! As vezes mil palavras facilitam a compreensão da imagem!

    E uma coisa que eu seeeeempre clamo por: Tempo para assimilação, por favor!! Tempo! De que adianta ver passar voando pelos meus olhos um arsenal riquíssimo de imagens? Ele pode ser riquíssimo, interessantíssimo... Mas válido, se eu não puder entender do que se trata, se eu não puder reproduzir um esquema senão igual, pelo menos semelhante?

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  7. Muito interessante... a imagem é uma ferramenta muito importante para o ensino!

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