quinta-feira, 8 de abril de 2010

Trabalhando com o conhecimento


Durante muito tempo, muitos pesquisadores na área de educação vêm trabalhando em novas metodologias para um melhoramento do ensino de ciências e biologia. Vários artigos são publicados mensalmente com esse objetivo em todas as partes do mundo. Esses artigos atuais são de interesse no ensino das ciências da vida e em pesquisas sobre educação. Hoje no Brasil estamos passando por muitas reformas na educação para se tentar melhorar o ensino.

Mas nos deparamos com várias barreiras que nos impedem como educadores a dar um ensino de melhor qualidade. Tanto no que diz respeito aos alunos, quanto aos professores. Vemos ainda uma educação tradicional, que trabalha somente o conteúdo programático. Não visam o aluno, suas necessidades, curiosidades. O professor tem seu programa de ensino para cumprir e não tem tempo de explicar ou tirar dúvidas do aluno dentro da sala de aula. Aulas práticas, nem pensar!!!

Estes estudos na área do ensino e educação estão trazendo uma nova visão para dentro dessas salas de aulas, pois estamos no século XXI com uma educação do século XIX. Para começar, deveria haver uma maior interação professor-aluno, também promover pequenos grupos de debate, com objetivo de investigação, influenciando-o sobre seus interesses e suas atitudes, envolvendo-os com os fenômenos científicos através da instrução e investigação. Focalizando no aluno conceitual, na compreensão dos fatores que influenciam a aprendizagem com o ambiente de estudo, raciocínio e afeto. Práticas pedagógicas que enfatizam a responsabilidade do aluno para aprender ou pensar ativo.

A avaliação nessa nova visão de aprendizagem também é muito importante, pois o aluno está atrás de seu conhecimento e cada um deverá formular o seu, assim, a avaliação sobre cada aluno também deverá ser individual a partir do momento que somos singulares. Contudo, devemos induzi-los ao pensamento ativo, usando a lógica, o pensamento criativo, deduções ou desenvolvimento do pensamento prévio para que possam por si próprios construir o seu conhecimento que o levará por toda a sua vida!!!

Referências bibliográficas:

DOLAN ERIN, Recent Research in Science Teaching and Learning, CBE - Life Sciences Education, Vol. 9, 17-18, Spring 2010.

4 comentários:

  1. Entendi Simone, no entanto, o texto não abordou nenhuma prática pedagógica ou foi somente um resumo da situação atual da educação?

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  2. Oi Maisa, o artigo não falou de um tema só, foi uma revisão (comentário) de seis artigos referentes a educação, epistemologia, conhecimento e relação aluno-professor dentro de sala. Eu tentei fazer um resumo do que li e coloquei algo que já tinha conhecimento.

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  3. Estava aqui refletindo sobre nossa (aprendizes de professores) constante necessidade de ver técnicas específicas nos textos e cursos. Realmente, quando comparada com outras áreas, noto uma proporção muito menor de métodos nos conteúdos que eu tenho visto sobre Educação; há uma quantidade muito maior, na verdade, de abordagens filosóficas, psicológicas e históricas.

    Ao mesmo tempo que noto isto, contudo, sinto que mesmo para estas abordagens presentes não há tempo suficiente. Infelizmente (ou felizmente, tudo depende de como enxergamos as coisas) não vivemos uma época de certezas; nem nesta nossa área, e nem em nenhuma. Em nenhum outro momento histórico sobre o qual eu lembre de ler houve uma necessidade tão grande de reflexão sobre nossa própria realidade e valores. Temos ao mesmo tempo nas mãos a força de nos destruir e os meios de nos impedir de fazê-lo. Algo parecido já aconteceu anteriormente em escalas menores, incontáveis vezes, é verdade, mas acho que esta é a primeira em que conseguimos refletir com tanta clareza, a respeito.

    Talvez a falta de técnicas específicas não seja uma deficiência do processo de ensino. Talvez, na realidade, ninguém tenha certeza de que técnicas são eficazes, pois falta ainda esclarecer o MOTIVO pelo qual elas têm que ser eficazes. Queremos ferramentas, mas como produzi-las se não sabemos ainda o que vamos construir (ou desconstruir, ou destruir) com elas?

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  4. Legal o texto, a discussão desses temas são muito importantes na formação do professor!

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