quarta-feira, 14 de abril de 2010

As membranas celulares e a vida agitada da ciência.

Às vezes nos deparamos com imagens bastante simples que representam as células. Mas essas simpificações às vezes escondem a beleza das estruturas celulares e as maravilhas do seu funcionamento.

Um exemplo disso é a membrana celular, que tem sido alvo de constantes estudos científicos, por sua magnífica capacidade de seleção e sinalização das atividades celulares. Longe de ser uma linha dupla contínua, uma bexiga ou uma bolha, as membranas celulares são estruturas complexas, vivas, cheias de atividades e controles.

É através das membranas que as células são reconhecidas por outras células. É na membrana que estão as estruturas que reconhecem os sinais químicos que ativam ou desativam atividades das células, como multiplicar-se, produzir secreção ou até morrer! É isso mesmo, uma célula pode receber um sinal para programação de sua morte e é na membrana que esse sinal é recebido e ativado. Nas membranas também estão as estruturas que controlam o que entra ou sai das células. Essas funções são desenvolvidas por proteínas ancoradas na membrana celular.



Na Universidade de Nanjing, (http://www.nju.edu.cn/) província de Jiangsu na China,(http://en.wikipedia.org/wiki/Jiangsu) pesquisadores tem se dedicado a compreender o papel de proteínas transmembrana.

Após muitos estudos, publicaram uma mini revisão do que eles e outros pesquisadores já sabem sobre sobre um tipo de proteína da membrana celular. Esse estudo chamado "Review" ou seja, revisão, foi publicado em uma revista científica dos Estados Unidos, chamada "Life Sciences" ou "Ciências da Vida". O artigo se chama "ABCG2: um marcador potencial de células tronco e um novo alvo para terapias em câncer e células tronco". A referência completa desse artigo (o nome do trabalho, dos autores, e os dados da revista onde foi publicado) está no final desse texto. O artigo completo pode ser baixado integralmente a partir de um computador que tenha acesso às publicações científicas do Portal de Periódicos da CAPES (www.periodicos.capes.gov.br) . Nas universidades públicas federais esse acesso é permitido e você pode, mesmo sem ser aluno, consultar esses textos nas bibliotecas informatizadas.

Como você pode ver, a ciência é construida por muitas pessoas, às vezes de lugares distantes, que se dedicam a uma questão particular. Cada um pesquisa uma parte e publica seus resultados em revistas internacionais. Todos os pesquisadores lêem essas revistas, e vão aos poucos construindo um corpo de conhecimento sobre o assunto.

Mas voltando às membranas. O grupo de pesquisadores chineses juntaram tudo o que se sabe sobre esse tipo especial de proteínas, as ABCG2. As proteínas ABC são um grupo de proteínas transmembrana transportadoras. Transportam drogas, metabólitos e outras moléculas para dentro e para fora das células, sempre utilizando ATP, ou seja, energia metabólica. Em humanos são quase 50 tipos de proteínas ABC, e de acordo com sua estrutura, essas proteínas são divididas em sete subfamílias (A, B, C ... até G). Portanto, a ABC G2 é uma proteína transportadora ABC da subfamília G e família 2 (devem haver várias, 1, 2, 3, 4...). Simples não?

Bom, a ABC G2 foi inicialmente identificada em células de câncer de mama. Depois, ao longo das pesquisas foi-se identificando as mesmas proteínas nas membranas de outras células, não cancerosas, e mais recentemente percebeu-se sua grande presença em células tronco. Hoje são consideradas marcadores universais de células tronco. Não se tem ainda a descrição fisiológica das funções da ABC G2 nas células tronco, mas já se têm uma série de evidências. Sabe-se que as ABC G2 exercem importante papel na proliferação e manutenção do fenótipo das células tronco.

Células tronco?



Outra importante conclusão sobre essas proteínas é que há um grupo preferencial de células tronco onde a ABC G2 se expressam com grande intensidade. São células que já eram conhecidas por transportar para fora delas um corante utilizado para identificar células de câncer. No decorrer das pesquisas, tem se verificado que essa habilidade de exportar substâncias é uma grande habilidade dessas células e hoje se acredita que isso se deve à presença da ABC G2. Esse transportador manda para fora das células medicamentos de quimioterapia contra o câncer, o que faz com que as células que a expressam sejam resistentes a uma variedade muito grande de medicamentos. Essa característica pode fornecer informações do porque algumas pessoas são resistentes aos tratamentos, ou seja, porque o tratamento com medicamentos não funciona.

Lendo textos científicos como esse, me espanto com o quanto temos avançado no conhecimento sobre estruturas moleculares. Meu espanto é maior ainda com o trabalho que temos pela frente. Primeiro porque nós humanos não nos conformamos em não saber. É característica nossa querer desvendar o funcionamento de tudo o que nos cerca, e a vida é fascinante e cheia de detalhes infinitos, infinitas possibilidades de conhecer, investigar, aprender. Segundo, nós humanos não nos conformamos em apenas observar os fenômenos, nós temos a necessidade de interferir, controlar. Assim, diante da limitação, do desconforto, da doença, do infortúnio, nos mobilizamos para alterar nossa história, nossos limites, nossas incapacidades. Por isso a ciência é um feito humano fascinante!

Bibliografia
Xi-wei Dinga, Jun-hua Wuc and Chun-ping Jianga. “ABCG2: A potential marker of stem cells and novel target in stem cell and cancer therapy.” Life Sciences. Volume 86, Issues 17-18, 24, Pages 631-637. Abril 2010.

4 comentários:

  1. Adorei seu texto. É bom ver como a ciência avança na busca das explicações para o inexplicável até então. Eu me sinto muito aliviada. Muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto, tanto pela simplicidade que você abordou um artigo que parecia ser tão complexo, quanto pela enfatização da constante instigação do homem pela ciência e sua importância, como os achados desta proteína neste artigo.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o texto! As pesquisas não param e cada vez avançam mais! O texto ficou bem claro, de fácil entendimento!

    ResponderExcluir
  4. Muito interessantes as ABCG2. Mas achei mais interessante o cuidado do texto em apresentar um pouco do que é e de como é fazer ciência e, especialmente, os caminhos de acesso a este tipo de informação que estão ao alcance de todos. Lendo e aprendendo ...

    ResponderExcluir