sábado, 24 de abril de 2010

Comportamento social

Uma sociedade é um grupo de indivíduos pertencentes á mesma espécie e organizados de modo cooperativo. Numa sociedade, estímulos recíprocos entre membros do grupo servem para manter o grupo unido. Essas trocas de estímulos, que são formas de comunicação, representam no que se define como comportamento social. Vários grupos de animais vivem em sociedade como os insetos (abelhas, formigas, cupins), as aves em geral e os vertebrados (veados, lobos). A semelhança entre as sociedades animais baseiam-se na unidade familiar: o modo pelo qual, ao longo de milênios, a relação mãe-ovo produziu, aos poucos, um grande grupo intimamente unido.

A sociedade de vertebrados como qualquer outra sociedade apresenta vantagens e desvantagens. Algumas vantagens como a proteção contra predadores; diluição e cobertura; seleção do parceiro de acasalamento; aquecimento; otimização da busca por alimento; vantagem hidrodinâmica em peixes; e algumas desvantagens como o recurso alimentar escasso; aumento da evidência em relação a predadores; risco de infidelidade, risco de predação dos jovens; aumento da vulnerabilidade a parasitas e patógenos podem ser observadas nos grupos de animais.

Segundo estudos de Jennings e colaboradores com um grupo de veados houve uma diferença na duração de luta em relação a idades dos machos do grupo. Machos mais velhos lutaram por menos tempo que machos mais novos. Os machos mais novos tem como função no grupo defender contra predadores e buscar alimentos, já os mais velhos tem como função a reprodução.
Em relação as aves, a territorialidade é um comportamento realizado por indivíduos, grupos ou casais para defender uma área contra intrusos da mesma espécie. A territorialidade nas aves pode ser manifestado, por exemplo, através do canto na primavera dos machos que serve para manter afastados os outros machos da mesma espécie do seu território. Em estudos com Anseranas semipalmata, os machos que não conseguem assegurar um território não são capazes de reproduzir. Embora os limites dos territórios possam ser invisíveis, a defesa territorial acontece e os territórios são claramente definidos e reconhecidos pelo dono. Entre os donos de territórios, a ostentação, a pose, a marcação pelo cheiro, o canto e outras formas de chamado geralmente bastam para afastar os intrusos, que se encontram em grande desvantagem psicológica.

Dentre as sociedades de insetos, é importantes lembrar que nem sempre as abelhas vivem em sociedade. Entre as espécies de abelhas temos as solitárias, as subsociais, os bombídeos (estágio seguinte ao subsocial) e as eusociais. Existe uma hierarquia nas sociedades de abelhas. As castas são as operárias, a rainha e o zangão. Em relação as formigas, todas as formigas são eusociais. As formigas legionárias são predadoras e vivem quase exclusivamente de artrópodes, são nômades e apresentam ninho temporário que seria um agregado cilíndrico de formigas enganchadas uma na outra que se desmancha a cada aurora. As sociedades mais antigas do mundo são as das térmitas (cupins) que são organizadas em um sistema de castas onde os indivíduos diferem no tamanho e na forma. As duas maiores castas são os soldados, que defendem a comunidade, e as operárias que cuidam do casal real e de todas as castas. A outra casta é formada pelo casal real, rainha e rei. Os princípios de organização da sociedade de insetos diferem dos humanos pela reprodução ser realizada somente por poucos indivíduos e pelo reconhecimento dos membros ser totalmente baseado em sinais químicos ou outros, sem reconhecimento pessoal dos membros.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://professoracaroline.blogspot.com/2007/08/relaes-entre-os-seres-vivos.html

http://www.radio.usp.br/

KREBS, J. R.; DAVIES, N. B. Introdução à Ecologia Comportamental. São Paulo: Atheneu Editora, 1996

JENNINGS. J. D.; CARLIN, M. C.; HAYDEN. J. T.; GAMMELL, P. M. Investment in fighting in relation to body condition, age and dominance rank in the male fallow deer, Dama dama Animal Behaviour pp.1-8, 2010.

6 comentários:

  1. Oi Marina, excelente texto!

    Quanto a questão dos indivíduos viverem em sociedade e como consequencia negativa terem uma redução da disponibilidade alimentar, eu discordaria um pouco. Em comportamento animal, estamos estudando um conceito chamado otimização. Um exemplo seria a quantidade de néctar que é carregado pelas abelhas. Elas sempre carregam esse alimento na boca, mas nunca enchem totalmente a boca. Por que? Para otimizar o forrageamento. Se elas enchessem totalmente a boca, ficariam bem mais pesadas e desperdiçariam energia para conseguir manter o voo carregando tamanho peso. Por isso, por uma questão de melhoria na relação custo benefício, elas carregam um pouco menos de alimento, que irá, entretanto, garantir um ganho energético maior, ou seja uma otimização dos recursos! Por isso nem sempre uma menor quantidade de alimentos significa desvantagens!

    Abraços,

    Waldir

    ResponderExcluir
  2. Só acrescentaria um elemento de Metodologia Científca, mais especificamente de normatização técnica: ao colocar nas referências menção a sites de internet ou outras formas de apresentação de informação que não apenas os LIVROS, preferimos colocar como título desta seção apenas REFERÊNCIAS (pois assim englobamos essas outras formas que não apenas as bibliográficas). Deixamos, portanto, o título REFERNCIAS BIBLIOGRÁFICAS para as listas de livros, artigos e similares apenas.
    Abçs, ótima semana...

    ResponderExcluir
  3. Olá! Marina e Waldir,

    Sociedades sempre me impressionam por representarem um conjunto de propriedades emergentes de um novo nível de complexidade, que vem se organizando desde o nível molecular (gene - genes - organismo - família/população - sociedade). As regras que regem estas relações são bastante intrincadas, tendo passado e passando evolutivamente por todos estes níveis, os quais terminam por representar um ramo muito bem sucedido de adaptações. Assim sendo, numa análise biológica estrita, é mesmo incoerente dizer que esta ou aquela estratégia apresentam vantagens ou desvantagens com relação a outras. O mesmo pode-se dizer com relação a qualquer outro conjunto de caraterísticas inter-específicas; não há sentido em se querer analisar se os membros anteriores dos morcegos são "mais vantajosos" que os dos ratos, pois são organismos diferentes adaptados a condições diferentes, separados por alguns milhões de anos de evolução paralela.

    Entretanto, a comparação pode ocorrer por um objetivo didático de confrontamento de diferentes situações ecológicas. Para quem está começando agora a olhar para a biologia com olhos mais atentos, um ângulo possível de observação é aquele mais distante, por onde se definem apenas os contornos da imagem toda. No caso da ecologia, este contorno pode ser a comparação direta de comportamento entre diferentes grupos, sem levar-se em consideração a história de cada um (que é o que torna a comparação incoerente).

    Aliás, com base na minha experiência como aluno, acho que esta é a abordagem clássica. No entanto eu, particularmente, só me interessei por biologia a partir do momento em que alguém me mostrou a história dos organismos, e apenas depois que saí do Ensino Médio. Os fatos e hipóteses que permeiam a Teoria da Evolução é que me fascinaram e me satisfizeram do ponto de vista intelectual, ao ponto de me motivarem a buscar mais informações sobre o assunto. Mas não sei se é assim pra todo mundo. O que vocês acham?

    ResponderExcluir
  4. Legal o texto Marina... as sociedades são "organizações" muito interessantes msm!

    ResponderExcluir
  5. Interessante. Com grande potencial para discussões sobre a sociedade humana e papeis sociais. Quem os determina nossa alimentação (geléia real ou não) ou a nossa vontade?

    ResponderExcluir
  6. Érico,

    Acho que no decorrer da vida é natural temos diferentes pontos de vista, sobre diferentes assuntos em diferentes momentos. Abusei da palavra diferentes, mas acho que é por aí, to escrevendo com base no seu comentário sobre Ensino Clássico e seu novo interesse na Teoria da Evolução. Imagino que no seu segundo grau você via a coisa com outros olhos e com a maturidade foi adquirindo novas experiencias e consequentemente um novo olhar.
    Também faço isso com várias coisas. É natural, espero!

    Waldir

    ResponderExcluir