quarta-feira, 21 de abril de 2010

QUEIMADAS


Ultimamente, as queimadas estão ocorrendo em todas as partes do mundo. E por isso têm causado grande preocupação e despertado grande interesse de conter esse problema.

No Brasil é muito comum a ocorrência de queimadas principalmente entre os meses de Junho a Novembro quando o clima torna-se seco. Mas existem vários fatores que contribuem com as queimadas como os fatores climáticos (vento e calor) e pelo uso indiscriminado do solo. E isso pode causar sérios prejuízos para a fauna e flora da região afetada, reduzindo a cobertura vegetal, a fertilidade do solo e causando vários tipos de doenças.

Em épocas do ano com baixa umidade do ar, como no inverno, a propensão de incêndios florestais aumenta consideravelmente, visto que o ar mais seco faz com que os vegetais transpirem mais. Como também nessa estação ocorre uma deficiência do índice pluviométrico, há uma dificuldade da planta retirar umidade do solo, assim, eles tornam-se mais secos formando maior quantidade de material combustível. A baixa umidade também favorece uma maior atuação da radiação solar sobre a superfície devido a um déficit de nebulosidade e assim, eleva a temperatura do ar, ajudando na propensão de ocorrência de incêndios.

Nas áreas rurais, é muito comum atear fogo no solo para fins diversos na agropecuária, na renovação de áreas de pastagem, na remoção de material acumulado, no preparo do corte manual em plantações de cana-de-açúcar dentre outros. Essa prática tem causado grandes prejuízos para o meio ambiente, pois diminui a fertilidade dos solos, tornando as lavouras menos produtivas; pode acabar com a biodiversidade, matando plantas e animais, fragilizando o ecossistema. Além disso, há uma intensa produção de gases nocivos que causam mudanças na atmosfera e no clima do planeta, além de produzir muita fumaça causando uma poluição do ar.

Já nas cidades, as queimadas geralmente ocorrem de forma criminosa ou acidental, como pessoas que jogam bitucas de cigarro nas estradas ou em terrenos baldios. As chamas podem espalhar-se causando danos ao meio ambiente e até às redes elétrica e telefônica. A fumaça e a fuligem podem provocar várias doenças respiratórias, pois diminuem a qualidade do ar.

De acordo com Torres, F.T.P. e para entender melhor, o fogo envolve três elementos básicos: combustível, oxigênio e calor. Em qualquer incêndio florestal é necessário haver combustível para queimar, oxigênio para manter as chamas e calor para iniciar e continuar o processo de queima.

Um incêndio florestal superficial sempre começa através de um pequeno foco (fósforo aceso, toco de cigarro, fagulha, pequena fogueira, etc.), e inicialmente tende a se propagar para todos os lados, de forma aproximadamente circular, tendo em um segundo estágio sua forma alterada pela ação do vento e da topografia. Assim, vários fatores afetam e influem na propagação dos incêndios, entre eles: o material combustível, a umidade deste material, as condições climáticas; a topografia e o tipo de vegetação, como mostram na figura.


Existem meios de como fazer uma queimada controlada, para isso, é necessário buscar informações técnicas, de manejo sem causar prejuízos. Então como posso prevenir as grandes queimadas??? O dono do terreno poderia fazer aceiros – barreiras que impedem a propagação das chamas, que pode ser feito em forma de vala ou limpeza do terreno de modo a obstruir a passagem do fogo ou quando formos a um acampamento, devemos apagar com água o resto do fogo para evitar que o vento leve as brasas para a mata e em visita a parques ecológicos, não devemos usar fogos sem algum conhecimento. Também, quando tivermos na estrada, não devemos jogar pontas de cigarro acesas próxima a qualquer tipo de vegetação.


O fogo mata e causa grandes destruições no meio ambiente. Por isso devemos ficar atentos a qualquer foco de incêndio principalmente nas épocas de pouca umidade do ar.






Referencias bibliográficas:

R.A. Bradstock, A biogeographic model of fire regimes in Australia: current and future implications.-Global Ecology and Biogeography, (Global Ecol. Biogeogr.) (2010) 19, 145–158


TORRES, F.T.P.; Relações entre fatores climáticos e ocorrências de incêndios florestais na cidade de Juiz de Fora (MG) Caminhos de Geografia 7 (18) 162 - 171, jun/2006

Sites disponíveis:


http://secom.to.gov.br/noticia/queimadas-podem-prejudicar-o-meio-ambiente-e-a-saude-humana/26665

http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./florestal/index.html&conteudo=./florestal/artigos/queimada.html

4 comentários:

  1. Interessante Simone, mas eu acho que de forma alguma, mesmo que controladas, as queimadas deveriam acontecer, a não ser em um ecossistema que precise delas, mas mesmo assim, acredito que esses ecossistemas possuem meios de se fazer isso. Existem formas mais saudáveis e menos danosas de se limpar um terreno, embora seja mais cara em um momento, em outro, ela pode eliminar a necessidade de complementação nutricional para a plantação e até mesmo gerar empregos. Acho que deve ser incentivado maneiras mais ecológicas de conciliar agricultura e pecuária com a preservação ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o texto! Também concordo com a Maísa, é melhor previnir, não são todas as espécies adaptadas ao fogo!

    ResponderExcluir
  3. gostei do texto!! Estou fazendo uma pesquisa e tem quase tudo o que eu preciso !!!

    ResponderExcluir
  4. muito obrigada pelas informações!
    Estou fazendo uma pesquisa e este texto será a minha base!

    ResponderExcluir